A importância do turismo sustentável para os viajantes e o meio ambiente

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Reprodução/Instagram/@icaraideamontada

O turismo sustentável busca atender as necessidades tanto dos turistas quanto das comunidades locais, ao mesmo tempo, em que preserva o meio ambiente e os recursos naturais. Além do mais, o turismo sustentável reduz o impacto ambiental, promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades. Ao viajarem para esses lugares e viverem experiências memoráveis, os viajantes estão contribuindo diretamente para um futuro mais equilibrado e responsável.

Para a fundadora da WD Passagens, Anyellem Cavalcante, quando se fala em turismo sustentável, é essencial considerar três pilares: meio ambiente, economia e aspectos sociais. “Essa tríade define a base de práticas que preservam recursos naturais, fortalecem comunidades locais e proporcionam experiências conscientes aos viajantes”, detalha Anyellem.

Anyellem destaca sobre quais são os principais benefícios de escolher um destino sustentável. “Escolher um destino sustentável traz uma série de benefícios, tanto para os viajantes quanto para o meio ambiente e as comunidades locais, porque esses locais costumam oferecer experiências mais autênticas e enriquecedoras, promovendo uma conexão genuína com a cultura e a natureza locais”, comenta a profissional.

Segundo Anyellem, a WD Passagens notou um aumento significativo na procura por destinos e experiências de turismo sustentável, mostrando que os clientes estão mais conscientes sobre o impacto de suas escolhas e buscam viajar de forma que respeite o meio ambiente e valorize as culturas locais.

Para ajudarem os clientes a escolherem os melhores destinos, a WD Passagens adota uma abordagem consultiva para entender as preferências e necessidades de cada cliente, disponibilizando informações detalhadas sobre os destinos, incluindo aspectos de sustentabilidade, atrações culturais e práticas ecológicas. A empresa também prioriza recomendações personalizadas, garantindo que o cliente tenha uma experiência memorável e consciente.

Os principais fatores que os viajantes devem considerar ao escolher um destino sustentável são: preservação ambiental, verificando se o destino possui iniciativas para proteger seus recursos naturais; impacto cultural, escolhendo locais que respeitem e promovam as tradições locais; infraestrutura sustentável, procurando acomodações e serviços que utilizem práticas ecológicas, como energia renovável e manejo adequado de resíduos; e contribuição para a economia local, com o objetivo do viajante optar por destinos que incentivem o envolvimento com pequenos negócios e comunidades locais.

No que diz respeito a como os viajantes podem contribuir com as comunidades locais de forma sustentável durante suas viagens, Anyellem detalha que os viajantes podem contribuir participando de tours conduzidos por guias locais, comprando produtos artesanais diretamente de produtores locais, escolhendo restaurantes e acomodações administrados pela comunidade, respeitando as tradições e costumes locais, aprendendo e valorizando a cultura, e envolvendo-se com atividades de voluntariado, ajudando em projetos locais sem prejudicar a rotina da comunidade.

Alguns exemplos de destinos turísticos que implementam práticas sustentáveis no Ceará, são: a Serra da Meruoca, que possui um belo ecoturismo, Baturité, com a rota do café e o incentivo a pequenos agricultores; Vale do Jaguaribe, com paisagens de caatinga; Icaraizinho de Amontada, onde o turismo transformou a vida dos pescadores, que além da pesca, vivem também do turismo, levando os turistas para ver o mangue na praia das Moitas.

Além dos destinos cearenses, outros lugares que colaboram com o turismo sustentável são: Fernando de Noronha, que é um modelo de conservação ambiental, com programas de preservação marinha e iniciativas que limitam o impacto do turismo na fauna e flora locais; Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, local reconhecido pela proteção da biodiversidade e incentivo ao ecoturismo responsável; e a Reserva Mamirauá (Amazonas), um projeto pioneiro de conservação, que promove pesquisa científica e interação sustentável com comunidades ribeirinhas. E saindo do Brasil, países como Costa Rica, Islândia, Nova Zelândia, Alemanha, França e Japão, também são referência em sustentabilidade.

Pacotes WD Passagens

A WD Passagens oferece pacotes e serviços que atendem ao turismo sustentável, com estadias em hotéis, atividades de baixo impacto ambiental e destinos que priorizam a sustentabilidade, atendendo tanto ao público em busca de equilíbrio ambiental quanto aqueles que preferem destinos tradicionais. Esses pacotes oferecem opções para todos os estilos de viajantes, sempre alinhados com o compromisso de proporcionar viagens inesquecíveis e responsáveis.

 

30 de novembro de 2024 às 17:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio