A importância da pausa para a produtividade do líder
Por Redação 085 - Conexão085

Marcada por atividades intensas dentro de suas empresas, a rotina de empresárias exige atenção constante. Mas, para manter a produtividade, é fundamental que dediquem momentos de pausa para se organizar e alinhar seus objetivos dentro e fora do ambiente corporativo.
Existe uma dificuldade por parte desses líderes em fazer essa pausa, mesmo sabendo da importância do descanso para a saúde e para os resultados do negócio. A psicóloga Karla Rolim explicou para o Conexão 085 que tem recebido muitos empresários enfrentando dificuldades para fazer pausas no seu dia a dia por uma combinação de fatores. “ Na maioria das vezes, a cultura de trabalho é tão intensa que sentem-se pressionados por resultados imediatos. Além disso, a responsabilidade de gerir um negócio pode criar um sentimento ambíguo de que não podem parar, junto com a dificuldade em delegar tarefas, levando a uma grande sobrecarga. Há também a preocupação com a concorrência e a necessidade de estar sempre à frente no mercado. Enfim, muitos não reconhecem que o descanso é fundamental para a criatividade, a tomada de decisões eficazes e a saúde mental, criando um ciclo de trabalho contínuo que pode ser prejudicial a longo prazo.”
Alguns sinais físicos e emocionais que indicam que o empresário realmente precisa parar e se desconectar por um tempo podem ser um alerta importante e decisivo para a qualidade do trabalho. Karla destaca alguns “Existem muitos avisos no corpo físico e nas emoções que vão revelando a necessidade de pausas. Por exemplo, fadiga constante, distúrbios do sono, dores no corpo, perda de apetite ou comer em excesso. No âmbito emocional, vêm a irritabilidade, ansiedade, desmotivação e sentimento de sobrecarga.”
O problema maior é quando isso gera queda na produtividade, erros estratégicos e dificuldade de dar feedbacks com sabedoria para a equipe. Reconhecer esses sinais é fundamental para que o empresário tome a decisão de se desconectar, promovendo seu bem-estar e, consequentemente, a saúde do negócio.
Equilibrar a dedicação ao trabalho com momentos de pausa, sem culpa e sem perder produtividade, Karla sugere algumas dicas que podem ajudar bastante “Estabelecer rotina, criando um padrão de organização do tempo e colocando a pausa para respirar que muitas vezes nem lembramos de fazer com consciência. Priorizar tarefas, fazendo uma lista e identificando o que mais importa, também ajuda bastante. A importância de buscar concentração, estando sempre presente e inteiro no que faz. Procurar se desconectar já foi provado que deixar o celular de lado por um tempo nos ajuda na clareza mental. Incorporar atividades relaxantes para recarregar as energias. Definir limites e delegar responsabilidades. E, não menos importante, evitar levar trabalho para casa.”
Implementar essas estratégias pode facilitar o equilíbrio entre trabalho e descanso, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo.
15 de agosto de 2025 às 9:00