5G em Fortaleza: Entenda o que muda com a chegada da tecnologia nesta segunda-feira (05)
Por Redação 085 - Conexão085
A partir desta segunda-feira (5), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G já podem ativar estações com a tecnologia em Fortaleza, Natal e Recife, que se somam a outras 12 capitais que já tiveram a quinta geração do serviço móvel ativada.
Por obrigação do edital, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, até o dia 28 de novembro, no mínimo 102 estações de 5G ativadas na capital cearense. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.
O que é o 5G?
Segundo a Anatel, o 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis. Devido às suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixo tempo de resposta, a tecnologia oferece uma variedade de novas possibilidades, ainda a serem exploradas.
Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações.
O 5G vai consolidar e diversificar conceitos como Internet das Coisas e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.
Entre os avanços esperados para o 5G, em relação ao 4G, estão: maior velocidade; redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede; aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área; e redução do consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
Aparelhos
Para ter acesso pleno aos benefícios do 5G, é necessário um aparelho compatível com a nova tecnologia. Ao todo, 83 aparelhos celulares estão aptos para operar em 5G no Brasil, sendo 28 da Samsung, 17 da Motorola, 13 da Xiaomi e 9 da Apple. É possível consultar a lista de celulares nesse link.
Os telefones com tecnologia 4G, 3G e 2G continuarão a funcionar normalmente, como sempre foi o caso em todas as evoluções tecnológicas das redes celulares. No início da implantação do sistema 5G, não há expectativa de descontinuidade das tecnologias anteriores em curto prazo.
Ou seja, o 5G agregará novas faixas de frequência à telefonia celular, mas sem alterar as faixas já disponibilizadas para o uso do serviço.
Antena parabólica
A faixa de 3,5 GHz do 5G poderá afetar quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica, e será necessário adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado. Mais informações no site.
Bairros em Fortaleza
Segundo apuração do jornal O Povo, 50 bairros irão se conectar ao 5G em Fortaleza. Confira a lista por operadora:
Apenas pela Tim:
Alagadiço
Carlito Pamplona
Damas
Fátima
Itaperi
Jacarecanga
Jardim América
Jóquei Clube
Manuel Sátiro
Maraponga
Mondubim
Pan Americano
Parangaba
Parque Manibura
Parque Santa Rosa
Quintino Cunha
Rodolfo Teófilo
São João do Tauape
Vicente Pizón
Vila Peri
Apenas pela Vivo:
Antônio Diogo
Benfica
Jardim das Oliveiras
José Bonifácio
José de Alencar
Praia de Iracema
Apenas pela Claro:
Barra do Ceará
Barroso
Bom Jardim
Cristo Redentor
De Lourdes
Dom Lustosa
José Walter
Manuel Dias Branco
Parque Dois Irmãos
Siqueira
Varjota
Pela Claro, Tim e Vivo, simultaneamente:
Aldeota
Dionísio Torres
Meireles
Mucuripe
Praia do Futuro
Somente pela Claro e pela Tim:
Vila União
Somente pela Claro e pela Vivo:
Centro
Cocó
Somente pela Tim e pela Vivo:
Cidade dos Funcionários
Edson Queiroz
Joaquim Távora
Luciano Cavalcante
Papicu
5 de setembro de 2022 às 15:17