21 Dias de Ativismo: órgãos cearenses se envolvem na luta pelo fim da violência contra mulher
Por Redação 085 - Conexão085
No trabalho, no ambiente público, na rua ou no próprio lar. A violência tem sido constante no cotidiano das mulheres brasileiras. Por isso, mais do que nunca, lembramos nesta sexta-feira (25) o Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres.
Desde 1991, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove a ação mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que começa em 25 de novembro e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No Brasil, devido a urgência do tema para os movimentos sociais, a campanha começa no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e ganha 5 dias extras de duração, totalizando 21 dias de ativismo.
Em adesão à campanha, órgãos como a Casa da Mulher Brasileira no Ceará e a Defensoria Pública do Ceará articulam ações educativas e atendimento jurídico com foco no combate à violência contra a mulher.
A Casa da Mulher Brasileira no Ceará já ultrapassou os 32 mil atendimentos em 2022, enquanto o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) registrou 7.047 assistências a vítimas de violência doméstica de janeiro a outubro deste ano.
“A data 25 de novembro foi reconhecida pela ONU como dia de protestos, denúncia e alerta à população contra crimes e agressões praticadas contra as mulheres. É mais um dia de luta de nós, mulheres, para que possamos eliminar essa faceta cruel da nossa sociedade”, destaca a coordenadora da CMB, Daciane Barreto.
Atuação do Nudem
O Nudem é a principal porta da Defensoria para a defesa da mulher cearense. O núcleo presta assistência jurídica e psicossocial, com encaminhamentos para redes de proteção do Estado e municípios.
Titular do Nudem Fortaleza, a defensora Noêmia Landim explica que o núcleo “pode entrar com ações judiciais e/ou extrajudiciais, sendo que todos os serviços possibilitam acolhimento humanizado, escuta qualificada e articulação com a rede de proteção”.
O atendimento é ofertado nas modalidades presencial e on-line, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h. Pesquisa interna do núcleo aponta que 26,71% das mulheres levam de um a cinco anos para chegarem ao Nudem e terem a primeira orientação jurídica sobre direitos, enquanto 19,57% levam de seis a dez anos para fazê-lo.
Em Fortaleza, a atuação do Nudem acontece na Casa da Mulher Brasileira; Na Região do Cariri, os atendimentos acontecem na Casa da Mulher Cearense de Juazeiro do Norte e na sede da DPCE em Crato; e Na Região Norte, o Nudem atua no anexo da Casa da Mulher Cearense de Sobral.
21 Dias de Ativismo
Fruto de uma articulação coletiva entre a Casa da Mulher Brasileira e os movimentos feministas e de mulheres, a programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres do Ceará traz um enfoque no enfrentamento à violência contra as mulheres em diversos espaços, seja nas universidades, nas redes sociais ou nos ambientes institucionais.
A programação este ano vai ser híbrida, entre encontros virtuais e presenciais, e que todos os dias devem acontecer diversas ações. Acompanhe todas as atividades em https://www.sps.ce.gov.br/ ou https://www.defensoria.ce.def.br/noticia/.
SERVIÇO
Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem Fortaleza
Rua Tabuleiro do Norte, S/N, Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira).
Telefone: (85) 3108-2986
Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem Cariri
Travessa Iguatu, 304 – Santa Luzia, Crato – Ceará
Nudem na Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte
Av. Padre Cícero, 4455 – São José, Juazeiro do Norte – Ceará
Nudem na Casa da Mulher Cearense, em Sobral
Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, s/n – Cidade Gerardo Cristino, Sobral – Ceará
25 de novembro de 2022 às 16:15